Comurg promove palestras de conscientização sobre câncer de próstata

Comurg promove palestras de conscientização sobre câncer de próstata

11
Imagem: Secom Goiânia

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) promove durante todo o mês de Novembro, por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), ações de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Serão realizadas, até o final deste mês, palestras em todos os Pontos de Apoio da Companhia (PAs), com o intuito de conscientizar os trabalhadores a procurarem o serviço médico e realizarem os exames preventivos.

Hoje foi a vez dos servidores da diretoria operacional. A ação faz parte da campanha “Novembro Comurg Azul – Apoiamos essa causa! – O diagnóstico precoce preserva o futuro – Um toque pela prevenção!”.

Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por receio de realizar o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os servidores do Centro Médico estão usando as camisetas nas cores azul e distribuindo panfletos aos pacientes sobre a importância de realizar anualmente o exame que detecta a doença.

Para o presidente da Comurg, Denes Pereira Alves, participar de ações como esta é muito importante. ‘Os trabalhadores estão sendo orientandos a procurarem o médico e realizarem o exames. Este trabalho de conscientização também está sendo feito em todas as garagens do órgão’.

Secom

Sem comentários

Deixe uma resposta